ATUALIZAÇÃO: FALHA GRAVE NA LINHA 4-AMARELA CAUSA CAOS E FECHA TRANSFERÊNCIAS NO METRÔ DE SP

A manhã desta terça-feira (21) começou com caos para o usuário do transporte público em São Paulo. Uma falha grave no sistema de sinalização afeta severamente a operação da Linha 4-Amarela, administrada pela ViaQuatro, causando lentidão extrema, lotação e o fechamento de conexões cruciais do sistema metroferroviário.


O problema, relatado desde o início da operação, por volta das 4h40, foi confirmado pela concessionária como uma “instabilidade no sistema de sinalização”.


Transferências Fechadas e PAESE Acionado
Para garantir a segurança dos passageiros e controlar o fluxo, a ViaQuatro fechou temporariamente as transferências entre a Linha 4-Amarela e as demais linhas do sistema.


As estações afetadas pela interrupção das conexões são:
Paulista – Pernambucanas (Linha 2-Verde)
República (Linha 3-Vermelha)
Luz (Linha 1-Azul e CPTM)
Pinheiros (Linha 9-Esmeralda)


A falha obriga os trens a circular com velocidade drasticamente reduzida e com maior tempo de parada em toda a extensão, entre as estações Vila Sônia e Luz. Relatos indicam que os intervalos entre os trens chegam a 15 minutos, muito acima do normal para o horário de pico.


Para tentar minimizar o impacto, o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (PAESE) foi acionado, e ônibus gratuitos estão operando para cobrir todo o trecho afetado. No entanto, o número de coletivos (cerca de 34) não é suficiente para absorver a alta demanda da linha.


Situação das Outras Linhas
Até o momento (por volta das 9h45), as demais linhas de Metrô e CPTM (incluindo as Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás) operam normalmente.


Contudo, o fechamento das integrações com a Linha 4-Amarela causa um efeito cascata, sobrecarregando as estações que fazem conexão e forçando os passageiros a procurar rotas alternativas, o que deve aumentar o fluxo nas outras linhas ao longo da manhã.


Equipes de manutenção da ViaQuatro estão atuando para normalizar o serviço, mas ainda não há previsão oficial para a normalização completa da operação na Linha 4-Amarela. A recomendação é que os passageiros busquem rotas alternativas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS